Notícias

Aqui você acompanha as últimas notícias do ramo farmacêutico.

15/03/2016

A importância de gerenciar sua farmácia com base nos indicadores de desempenho

Cada vez mais as empresas orientam seu foco e o de suas equipes de trabalho para a mensuração de resultados, principalmente na área de vendas. Onde o que importa é puro resultado final da operação.

A alta competitividade faz com que as farmácias busquem otimizar seus investimentos sem que isso reflita diretamente na qualidade de seus processos. E, claro, sem que isso comprometa o nível de satisfação dos clientes. Ou seja, temos que fazer cada vez MAIS com MENOS recursos, e atingirmos resultados finais cada vez melhores.

Nesse cenário, é preciso comprovar a efetividade de cada ação através dos indicadores mais apropriados. Porém, determiná-los não é uma tarefa tão fácil assim. É necessário que esses indicadores estejam alinhados à estratégia e objetivos da empresa e que o conjunto desses indicadores ilustre perfeitamente a realidade da situação. Para isso, é preciso que sejam bem definidos e revisados, para que consigam demonstrar de forma mais assertiva possível os resultados atingidos conforme planejados.

Porém, é inútil determinar todos os indicadores se o profissional não souber o que fazer com os dados levantados. Por isso, a análise destes indicadores é uma atividade ainda mais importante do que sua determinação.

É como diz o velho ditado:

- De nada valem os dados se você não souber transformá-los informações produtivas

- De nada valem as informações se você não tiver conhecimento de como aplicá-las

- De nada vale o conhecimento se você não é a pessoa com poder de decisão

Por isso é preciso também que as informações realmente relevantes cheguem às mãos de quem realmente sabe o que fazer com elas. Muitas empresas dedicam muito tempo e esforço em muitos indicadores que pouco contribuem para o resultado final esperado. E investem tempo demasiado em reuniões extremamente improdutivas, atrasadas em relação à decisão que já deveria ter sido tomada. São extremamente REATIVAS as situações encontradas e nem um pouco ESTRATÉGICAS.

Como dissemos, não basta identificar os indicadores de desempenho corretos, mas também utilizá-los em tempo hábil para que os resultados sejam recuperados ou até mesmo alcançados como projetados. Estrategicamente falando, é preciso se antecipar aos resultados e ações dos concorrentes, clientes e mercados, e não simplesmente reagir a eles. Por isso, defina claramente quais indicadores de resultados têm maior relevância para seu negócio, e quais mostram claramente o que você procura. Mapeie seu negócio em todas as frentes de trabalho e busque os indicadores ideais para cada setor e situação. Antecipe-se aos fatos e saia na frente.

Fonte: ABC Farma

Conheça nossos fornecedores