Notícias

Aqui você acompanha as últimas notícias do ramo farmacêutico.

13/02/2017

Quais países exigem vacina de Febre Amarela?

 

Ao todo, no mundo, são 254 países (regiões) signatários, entre eles o Brasil. Desses, 60% (152 países) exigem o CIVP e 40% (102 países) não exigem. A maioria dos países que exigem estão na América do Sul, América Central, Ilhas localizadas no Caribe e na Oceania, África e Ásia, incluindo países do Oriente Médio.

Surto no Brasil

Não há novidade ou mudança de status do Brasil quanto à risco sanitário, junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar do surto de febre amarela nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia.  O Brasil já tinha febre amarela e também exige o certificado. Não há qualquer ação restritiva por parte dos países signatários do RSI e, portanto, do CIVP.

O viajante deve consultar no Portal da Anvisa, no endereço: http://www.anvisa.gov.br/viajante, no link Verifique as orientações para o país de destino, se o país ou países a que se destina exigem o certificado.  Há informações também no site da Organização Mundial de Saúde http://www.who.int/ith/2016-ith-annex1.pdf?ua=1&ua=1.

A lista é variável e pode ser alterada dependendo do contexto epidemiológico mundial. Atualmente, o CIVP é exigido apenas como comprovante de vacinação contra febre amarela.

O Coordenador de Saúde do Viajante da Anvisa, Rodolfo Navarro Nunes, explica aqui como obter o CIVP, os documentos necessários e as exigências.

Fonte: Anvisa

Conheça nossos fornecedores