Notícias

Aqui você acompanha as últimas notícias do ramo farmacêutico.

16/11/2015

Crianças e idosos têm mais chance de desenvolver pneumonia

A pneumonia é a doença infecciosa que mais mata crianças de até cinco anos de idade no mundo, segundo relatório da universidade norte-americana Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, divulgado na última quinta-feira (12/11), Dia Mundial de Combate à Pneumonia. Apenas este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 922 mil crianças devem morrer por causa da doença, responsável por 15% de todas as mortes de crianças nesta faixa etária.

Infecção nos pulmões, a pneumonia é causada normalmente pela presença de microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. A doença inspira cuidados principalmente para crianças de até cinco anos e idosos. De acordo com o pneumologista do Hospital Nove de Julho, Dr. Alexandre Kawassaki, pessoas nessas faixas etárias estão mais suscetíveis a desenvolverem a doença por terem o sistema imunológico enfraquecido. "Além de ser mais comum em crianças e idosos, a doença é mais letal nessas fases da vida", afirma.

No Brasil, entre janeiro e setembro de 2015, foram registradas mais de 480 mil internações, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes de pneumonia, de acordo com o Ministério da Saúde. A maior parte ocorreu justamente em pacientes com idades entre um e quatro anos e com mais de 80 anos.

Fonte: Guia da Farmácia

Conheça nossos fornecedores