Notícias

Aqui você acompanha as últimas notícias do ramo farmacêutico.

18/11/2015

Resistência aos antibióticos ameaça a todos, diz OMS

O aumento da resistência aos antibióticos representa "um imenso perigo para a saúde mundial", informou na última segunda-feira (15/11) a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, apresentando a primeira pesquisa da organização sobre o tema.

A pesquisa revela que qualquer pessoa pode um dia ser infectada por uma infecção resistente aos medicamentos. A resistência aos antibióticos, também chamada resistência antimicrobiana, ocorre quando uma bactéria evolui e torna-se resistente aos antibióticos utilizados para tratar as infecções, segundo a OMS.

Este problema global está principalmente relacionado ao uso excessivo de antibióticos e seu mau uso. Mas quase metade (44%) das pessoas que participaram da pesquisa acreditam que a resistência aos antibióticos é um problema apenas para as pessoas que abusam desse tipo de medicamento.

Dois terços das pessoas entrevistadas também pensam que não há riscos de infecção resistente aos medicamentos nos indivíduos que tomam corretamente o tratamento antibiótico que foi prescrito. "Na verdade, qualquer pessoa pode a qualquer momento e em qualquer país ser acometida por uma infecção resistente aos antibióticos", ressaltou a OMS.

Fonte: Guia da Farmácia

Conheça nossos fornecedores