Notícias

Aqui você acompanha as últimas notícias do ramo farmacêutico.

11/01/2016

Fitoesterol: pode ser um forte aliado no controle do colesterol

Uma das grandes preocupações quando se fala em saúde é a manutenção dos níveis ideais de colesterol no sangue. No Brasil, o excesso da substância afeta aproximadamente 18 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde, e potencializa os riscos de doenças cardiovasculares. Há diversas formas de combater esse mal, mas uma em especial, ainda pouco conhecida, é o uso do fitoesterol.

Trata-se de uma substância encontrada em vegetais, não produzida pelo corpo humano e que auxilia na redução dos índices de colesterol ruim (LDL) no sangue, contribuindo para a manutenção da saúde cardiovascular. Como os fitoesteróis têm estrutura semelhante à do colesterol, ao alcançar o intestino eles competem entre si, causando uma menor absorção do mesmo e contribuindo para a redução na corrente sanguínea. “No organismo, os fitoesteróis diminuem a absorção do colesterol pelas células do intestino, fazendo com que grande parte dessa substância que seria absorvida, seja eliminada pelas fezes”, explica a gerente médica da unidade Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP) do Aché Laboratórios, a Dra. Talita Poli Biason.

Segundo a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, os fitoesteróis são recomendados como parte das mudanças no estilo de vida, associados a uma dieta saudável e a prática de atividades físicas. O consumo diário para que o benefício seja alcançado deve ser de 1,3 até 2g, muito distante do que se é consumido naturalmente através dos alimentos, que chega entre 100 a 400 mg. Por conta disso, a suplementação desse alimento é um importante meio de garantir um consumo adequado, e assim, obter os efeitos benéficos que ele proporciona na redução do nível do colesterol.

Fonte: Guia da Farmácia

Conheça nossos fornecedores