Notícias

Aqui você acompanha as últimas notícias do ramo farmacêutico.

15/01/2016

Pesquisas de vacina contra zika devem iniciar já no 1° semestre

As pesquisas de uma vacina contra o vírus zika devem iniciar já no primeiro semestre deste ano e podem ser feitas por ao menos três laboratórios brasileiros, que já buscam parcerias para os testes. A informação foi dada na última quarta-feira (13/01) pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, após visita à sala nacional de coordenação e controle de ações para enfrentamento da microcefalia, em Brasília.

Segundo o ministro, três laboratórios brasileiros já articulam cooperações com órgãos internacionais para realizar pesquisas sobre uma possível imunização contra o vírus. Entram na lista o Instituto Butantan, Instituto Evandro Chagas, de Belém, e Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

Representantes do Ministério da Saúde devem participar de reuniões com os laboratórios nesta próxima sexta-feira (15/01) e sábado (16/01) para discutir o tema. "Estamos em contato com os laboratórios para desenvolvermos em tempo recorde a vacina contra a zika. É uma vacina muito mais simples de ser desenvolvida do que a da dengue. A da dengue envolve [imunização para] quatro sorotipos, e a da zika é só uma. Mas mesmo sendo mais simples, ainda vamos ter que esperar alguns anos”, conclui o ministro.

Fonte: Guia da Farmácia

Conheça nossos fornecedores